Pop Stars – Melie

Com o objetivo de trazer para a Europa nomes sonantes atualmente presentes no mundo da moda contemporânea do qual fazemos parte, Natacha Esmail concebeu a Melie, uma loja online que oferece aos consumidores as últimas tendências da moda vistas um pouco por todo o lado, visando a mulher moderna, ativa e confiante que procura a peça perfeita e exclusiva com o intuito de criar o seu estilo próprio, deixando a sua afirmação individual a nível de tendências.

13320912_531853183688722_7211961727823827517_o

 

Cobrindo nomeadamente o segmento médio-alto do mercado nacional, a principal vantagem competitiva da marca é o facto de que 90% das marcas disponíveis no website são exclusivas no nosso país. Alguns exemplos de marcas representadas pela Melie são Misha Collection, C/Meo Collective, For Love and Lemons, AQ/AQ, bem como as marcas brasileiras FARM, Água de Coco e Schutz. Estas evocam diferentes estilos, origens e influências, tentando assim abranger o maior número possível de potenciais clientes.

Durante estes meses de verão, Julho e Agosto, a marca vai ter presença física numa loja localizada na Avenida da Liberdade, com o intuito de mostrar os seus produtos e marcas, e ao mesmo tempo gerar buzz inicial.

 

Screen Shot 2016-07-13 at 10.33.41

 

“Acreditamos que a moda tem que ser vivida, e que é a essência de cada mulher que faz brilhar a peça de roupa certa.“

Natacha Esmail

  1. Como sugeriu a ideia de fazer um pop-up?

A necessidade de divulgar a marca junto do público em geral levou-nos a acreditar que um pop-up seria um dos caminhos a seguir. Impulsionar a ativação da loja online com uma ação física. O conceito de shopping online em Portugal é sonante mas em termos de conversões, ainda está um pouco longe de países como o Reino Unido, França ou Alemanha. Dar a conhecer o universo Melie, possibilitando a compra numa loja física temporária, pareceu-nos o um passo necessário para continuarmos a crescer. Entre os fatores chave para alcançar a plenitude de Loja Online está a confiança do consumidor. E, por isso, nada melhor do que fomentá-la de forma palpável.

  1. Qual foi o objetivo principal?

No caso concreto da Melie, que é um projeto muito recente e com foco online, consideramos ter dois objetivos principais. Sendo o primeiro aumentar a notoriedade da marca e, por outro lado, dar a conhecer o universo de marcas Melie. Isto para que o cliente possa familiarizar-se com o sizing dos nossos produtos, criando também uma ligação com a Melie enquanto multimarcas e com cada marca em singular para que, à posteriori, lançar-se no mundo do shopping online, encomendando online

  1. Quais foram os maiores desafios?

O maior desafio é, sem dúvida, a logística de stocks e transporte do mesmo. Considerando o inventário elevado de produtos da Melie, todo o processo é complicado desde a escolha de produto à constante deslocação de mercadoria do nosso armazém central para o pop-up. Sendo o espaço para armazenar mercadorias mínimo, o foco e organização são postos à prova constantemente. Afinal, acaba por ser frustrante perder uma venda pelo facto da mercadoria não estar fisicamente lá.

  1. Como mediram o sucesso da pop-up?

Uma vez que a ação ainda está a decorrer, ainda não podemos tirar conclusões efetivas em termos de números. O balanço faz-se apenas de pontos positivos. O número de vendas tem vindo a superar a expectativa, a imprensa divulgou o evento, tivemos a conversão de clientes que passaram pela loja física e que compraram online. Sem esquecer o facto de, por estarmos inseridos numa zona muito turística, conseguimos divulgar a Melie não só a nível nacional, mas também além-fronteiras.

  1. O conceito pop-up vai ser incorporado na vossa estratégia de crescimento / internacionalização no futuro?

Sem dúvida! Não tendo sido a nossa primeira iniciativa pop-up, este conceito é interessante pois para além de alavancar o factor vendas, o facto de estarmos expostos fisicamente é um ponto forte na angariação de novos e futuros clientes. Este boost de vantagens gera uma sinergia muito relevante para com a componente digital da marca.

  1. Alguma dica para quem queira fazer um pop-up no futuro? P. Ex. organização, divulgação

Ter, antes de mais, a consciência de que esta ação exige esforços redobrados a todos os níveis. Como em tudo, devem ser traçados objetivos; inventariar tudo o que é necessário para o local, devendo este fazer o match perfeito com o posicionamento e valores da marca. Cada caso é um caso, mas na eventualidade de estarmos a falar de uma iniciativa semelhante à da Melie, a seleção de mercadoria, o transporte da mesma e a divulgação da iniciativa, foram fatores determinantes para o sucesso do evento.

 

13350302_531853297022044_4413798059668101269_o

Related posts

Leave a Comment