Omnichannelling? Wow!

Omni – elemento de formação de palavras que exprime a ideia de todo, inteiro. Do latim omne-, todo; inteiro”.

 

Parece-lhe confuso certo? Não estamos aqui para o culpar por isso. Nós próprios nos encontrámos na mesma situação quando fomos expostos pela primeira vez à palavra. No entanto, não precisa de ficar preocupado, Omnichannelling não é nada mais nada menos do que uma forma de proporcionar ao consumidor a melhor e mais completa experiência de compra, oferecendo a possibilidade de o fazer não só recorrendo aos tradicionais estabelecimentos físicos, mas também a novos métodos como websites e aplicações moveis.

Web_Retail

Enquanto que há anos atrás existia a necessidade de nos deslocarmos à loja (física) para comprarmos aquilo que satisfazia as nossas necessidades, hoje em dia, é possível fazer o mesmo sem sair do sofá. E não nos referimos apenas a serviços de entrega ao domicilio de pizza. Não, o consumidor pode pedir tudo! Roupa, Comida, Produtos electrónicos ou beleza, ou até o seu cappuccino matinal patrocinado pelo Starbucks da outra parte da cidade. Requerimentos? Uma boa ligação à internet ou apenas um smartphone.

111

Por outro lado, um evento pop-up pode ajudar a fazer a transição do online para o offline. As marcas podem assim testar novos mercados, públicos e ideias, ter contacto direto com os clientes e criar uma relação mais duradoura com estes. Com um custo reduzido, esta prática evita que se cometam erros e se tenham custos desnecessários. Só no último ano, a procura por espaços comerciais temporários aumentou cerca de 30%.

dezeen_Not-Wonder-Store-by-Reiichi-Ikeda_12

 

Para o ajudar a perceber melhor deixamo-lo com um exemplo. Imagine que têm uma loja online e que as suas vendas estão em baixo, mas a sua presença no social media é ótima. Problema? Provavelmente os seus clientes não estão a dar o passo mais mais importante: a compra. É para isso exatamente que existem os espaços temporários. É a oportunidade de entrar em contacto direto com os seus clientes, proporcionando uma experiência física para que estes possam testar os seus produtos. Desta forma, eles irão vivenciar a sua marca, acompanhá-lo e recomendá-lo nas redes sociais e finalmente comprar o seu produto, online ou offline.

Desta forma, irão partilhar imagens e experiências com os vossos produtos, criando o holy grail do marketing: a recomendação boca a boca.

word_of_mouth_marketing

Sabia que nesta era digital, 8 em cada 10 pessoas ainda admite visitar a loja e experimentar os produtos antes de comprar online? Lembre-se, em quantos mais canais estiver presentes, mais facilmente irá atingir os seus futuros clientes, especialmente quando esses canais têm custos reduzidos, em comparação com o retorno que poderão ter.

Sendo que consumidores estão agora à procura de serviços que ofereçam não só comodidade, mas também conveniência e flexibilidade às suas vidas, não é difícil perceber o porquê de tão grande sucesso do Omnichannelling.

convenience1

 

Memorize a palavra, porque o Omnichannelling veio para ficar!

Related posts

Leave a Comment